sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro - Dia do Cerrado

Já foi o tempo que o Cerrado era visto com características de árvore com casca grossa e tronco retorcido. 
Hoje é um bioma de grande importância onde abriga uma biodiversidade distinta e exótica. Pena que foi esquecida na nossa Constituição Brasileira. Mas existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 115/95 tramitando para que o Cerrado e a Caatinga tornem patrimônios  nacionais.
Dos 24% ocupados na região central do território brasileiro, o Cerrado já perdeu mais de 40% da sua cobertua vegetal, sendo substituída por plantações de soja, práticas agropecuárias e outros agronegócios, além da urbanização.
 Bioma que faz fronteira praticamente com todos os outros biomas brasileiros, serve de fluxo e berçário para muitas espécies de animais silvestre.É também considerado o berçário das águas do Brasil, uma vez que as principais bacias hidrográficas nescem dentro desse bioma.
                                
A vegetação do Cerrado é bastante diversificada. Ocorre em região rica em água subterrânea. Apresenta formas campestres bem abertas (matas secas, campo limpo, campo sujo e campo rupestre) até as formas relativamente densas (cerradão, mata de galeria e ciliar), além das veredas. As características de árvores de casca grossa e tronco retorcido com raízes profundas para suportar as elevadas temperaturas (e o fogo na época da seca) e a baixa umidade são típicas da vegetação arbórea e arbustiva que, apresentam também, raízes de 10 a 15 metros de profundidade. Encontra-se também vegetação lenhosa e herbácea, cuja esta possui raízes superficiais e órgãos subterrâneos, na forma de bulbo, que garantem a sobrevivência à seca  e ao fogo. E além de apresentar árvores de baixo porte, encontram-se árvores de 15 a 25 metros de altura.
A flora do Cerrado apresenta-se de forma exuberante e exótica. Destaca-se o ipê do cerrado, a copaíba, a lobeira, cagaita, pequi, araticum, gramíneas, orquídeas, canela-de-ema, pata-de vaca, pau-santo entre muitos outros.
A fauna destaca-se espécies endêmicas como: tamanduá-bandeira, tatu canastra, cachorro vinagre, anta, ema, siriema, cupins, lobo-guará, bem-te-vi,além de muitas outras espécies que transitam por lá.
O Governo Federal anunciou no dia 10 de setembro de 2009 um Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento no Bioma Cerrado. O plano prevê vigilância com satélites, medidas para aumentar a fiscalização e criação de reservas e campanhas para controlar proprietários rurais.O plano terá um orçamento de US$ 200 milhões até 2011.

Imagens - fonte: www.bafanaciencia.blog.br/artigos/dia-do-cerrado; www.geografia.igeo.uerj.br/xsbgfa/cdrom/eixo3/3.3/228/figura6.jpg; www.biologo.com.br/planta/cerrado/paisagismo/flora-do-cerrado.jpg
Texto: Cristina Torres

Um comentário:

  1. Cristina, estamos juntos nessa batalha para mudarmos de atitude, e a educação é a melhor ferramenta de transformação da consciência de todos nós, seres humanos. Parabéns pela iniciativa. Saudações Sertanejas!!!!
    Cássio

    ResponderExcluir